Spar foi criada na Holanda, em 1932, pelo seu fundador Adrian van Well. A marca foi batizada como DESPAR, com acrónimos do slogan “Door Eendrachtig Samenwerken Profiteren Allen Regelmatig” que significa “Todos beneficiarão de uma forte cooperação”. Uma frase forte para o negócio que estava apenas a começar.
Ali nasceu uma grande cadeia de Supermercados com o objetivo de assegurar a cooperação entre retalhistas e grossistas independentes. Esta foi a ideia em resposta ao crescimento de cadeias de supermercado na Europa. Adrian van Well escolheu a árvore do abeto, que significa SPAR em holândes, como símbolo do seu negócio, e até hoje é o logo da empresa.
Spar teve um crescimento espetacular nos países onde está presente e outros países sempre demonstram interesse em receber a marca. Esta é a prova máxima da importância do modelo de negócios da Spar no segmento do retalho.
Com o slogan “o seu vizinho preferido”, Spar busca estar sempre próximo dos seus clientes, através de bons preços, qualidade e eficiência. Em 2023, a Spar supermercados apresenta mais de 100 lojas, de Norte a Sul de Portugal. A cadeia de retalho alimentar, que tem mais de 12 mil lojas em todo o mundo, está em plena expansão em Portugal e quer expandir mais no país. Os supermercados Spar estão presentes em Portimão, Viseu, Albufeira, Lagos, Ponta Delgada e Porto.
A oferta de uma gama variada de produtos faz do Spar supermercados uma cadeia competitiva para grandes nomes presentes no mercado português, como Aldi, Amanhecer, Minipreço, Lidl, Auchan, Pingo Doce, Meu Super, Continente, E.Leclerc e Coviran. E o desejo de expansão da marca pode trazer melhores preços.