KimbinoKimbino

História do Black Friday

3 de outubro de 2019

Atualmente muitos consumidores entram em contagem decrescente para o “Black Friday”, uma tradição americana que ganhou cada vez mais adeptos em Portugal com o Black Friday Portugal. Nesta última sexta-feira do mês de novembro são muitas as lojas que baixam os preços e os consumidores aproveitam para fazer as compras de Natal. Mas qual é a origem desta tradição? Aprenda um pouco sobre a história do Black Friday.

1. Black Friday, Crise Económica e Natal
2. Dia de Ação de Graças e aumento das vendas
3. Black Friday Portugal

Black Friday, Crise Económica e Natal

O termo “Black Friday” foi usado pela primeira vez a 24 de setembro de 1869 para classificar não as compras de natal mas sim uma crise económica quando dois bolsistas de Nova Iorque, Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro, mas o governo para corrigir o problema aumentou a oferta da matéria-prima e os preços caíram levando muitos investidores a perder dinheiro.

No entanto, há quem considere que a utilização deste termo teve origem a 19 de novembro de 1975 para adjetivar o trânsito caótico em Nova Iorque devido aos descontos depois do dia de Ação de Graças.

Outros acreditam que foi a loja canadiana Eaton’s que lançou esta temática quando organizou o primeiro desfile de pais natais a 2 de dezembro de 1905, e o Pai Natal aparecia no final do desfile indicando que a festa ia começar assim como a corrida às compras. Algumas lojas americanas foram inspiradas por este evento e começaram também a fazer semelhantes.

Dia de Ação de Graças e aumento das vendas

Desde meados do século XIX que nos EUA se comemora o “Dia de Ação de Graças” na última quinta-feira de novembro, no entanto em 1939 esse dia coincidiu com o último dia de novembro. Os comerciantes preocupados com o curto período de compras enviaram uma petição ao presidente Franklin Roosevelt para iniciar uma semana mais cedo, o que este aprovou, ficando apelidado de “Franksgiving” (uma mistura de Franklin com “Thanksgiving”, o dia de ação de graças em inglês).

Outra versão da origem do Black Friday remonta também aos comerciantes que após um ano de quebra nas vendas, ou com números vermelhos, depois do dia de Ação de Graças começando com os saldos, os números passavam a “negros”, ou sejam, eram positivos e assim permaneciam até ao final do ano. Assim, esta data começa a servir aos comerciantes para designar o período de maior faturação.

No dia do Black Friday são muitas as lojas que abrem mais cedo de forma a que os consumidores possam usufruir mais facilmente dos descontos. Muitas pessoas aguardam a sua abertura em grandes filas uma vez que os descontos de Black Friday costumam ser dos maiores do ano e muito atrativos.

Black Friday Portugal

O Black Friday em Portugal também não é exceção, são muitas as lojas a lançar descontos e muitos consumidores à procura dos melhores preços em lojas de tecnologia como na Fnac Black Friday, Worten Black Friday, Media Markt Black Friday ou Radio Popular Black Friday. Dê uma vista de olhos no site.

Também as lojas de produtos para a casa como o Ikea Black Friday ou El corte Inglés Black Friday são muito procuradas nesta data. Os descontos são cada vez mais e os portugueses procuram lojas black Friday para as compras de Natal.

Após o Black Friday são cada vez mais as lojas que na segunda-feira anunciam a “Cyber Monday” com um dia dedicado às compras online e com muitos descontos associados.

Apesar de o termo “Black Friday” ter-se começado a espalhar pelo mundo nos anos 90, só depois de 2000 é que se começou a largar pelo mundo inteiro e a ganhar destaque no Black Friday Portugal para os portugueses.Se procura produtos a preços reduzidos não pode perder este Black Friday Portugal e espreitar os folhetos das lojas Black Friday cheios de descontos aqui.

Kimbino
Fechar
As buscas mais frequentes dos outros clientes
manteiga
queijo
ovos
pão
café
chocolate
vinho
cerveja