KimbinoKimbino
Kimbino
Oferta atual Escolher cidade

Dicas imperdíveis para aproveitar e poupar na Black Friday

10 de novembro de 2022

Data mais esperada do comércio, a Black Friday 2022 será no dia 25 de novembro e traz promoções imperdíveis para quem quer comprar e, ao mesmo tempo, poupar

A Black Friday 2022 vem aí, e tanto comerciantes como clientes esperam ansiosamente por ofertas imperdíveis. Tanta espera justifica-se pela possibilidade real de poupar na Black Friday, graças aos descontos em lojas físicas e, também, virtuais em diferentes mercadorias.

Black Friday shopping
www.pexels.com

Mas, se não houver um planeamento, em vez de poupar, acabará por desperdiçar dinheiro. Afinal, há tanta coisa à venda que, se não tiver cuidado, vai gastar muito em artigos que nem sequer sabia que existiam. 

Deste modo, é importante saber como poupar na Black Friday e entender como funciona exatamente esta data tão importante para o comércio.  

Quando é a Black Friday

A Black Friday é uma ação promocional para comércio físico e eletrónico que, em princípio, ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças (nos EUA). A Black Friday 2022 será no dia 25 de novembro, com a promessa de excelentes descontos. 

Contudo, os comerciantes realizam promoções especiais mal começa o mês. Por isso, o termo Black November vem ganhando força entre as ações promocionais. Além disso, os lojistas começam a planear o stock com antecedência, para conseguirem dar resposta a toda a procura. 

Além disso, várias lojas aderem, ainda, ao conceito de Black Week, em que reforçam os anúncios da Black Friday, além de reduzirem, gradualmente, os seus preços. 

Números que provam o sucesso da Black Friday

As estatísticas comprovam o forte apelo das promoções da Black Friday. Só para exemplificar, as vendas no e-commerce brasileiro na Black Friday 2021 totalizaram R$ 4,2 mil milhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. 

Já em Portugal, o balanço de crescimento foi de 12% em artigos de tecnologia na edição do ano passado. A expectativa é que 21% dos portugueses queiram aproveitar as promoções de Black Friday para renovar a decoração. Mas 76% destes querem aderir às ofertas, seja qual for o setor. 

O que mais se compra na Black Friday

De um modo geral, os artigos mais procurados pelos consumidores durante a Black Friday são materiais eletrónicos, eletrodomésticos, roupa e livros. Mas também há quem aproveite para comprar cosméticos, joias e artigos tecnológicos.

Black Friday Sale Portugal
www.pexels.com

Como poupar na Black Friday 2022

Já vimos que o risco de gastar mais, em vez de poupar, é iminente durante a Black Friday devido aos preços baixos dos artigos. Mas há formas de gastar menos e de, realmente, tirar partido da época mais promocional do comércio. Veja como. 

  1. Entenda a psicologia por trás da Black Friday
  2. Estabeleça um limite de compras
  3. Planeie as suas compras com cuidado
  4. Não gaste tanto em presentes
  5. Aproveite as ofertas da Black Friday para as compras de Natal
  6. Fique atento aos catálogos online

1. Entenda a psicologia por trás da Black Friday

Tal como qualquer ação publicitária, a Black Friday provoca um verdadeiro surto coletivo pelo forte apelo comercial. Como exemplo, a ideia dos comerciantes é fazer com que pense que, ao não comprar na data, está a perder. Por isso, use a sua inteligência emocional para analisar as ofertas e respeitar o seu orçamento. 

2. Estabeleça um limite de compras

Defina o que pode gastar antes de chegarem as promoções de supermercado da Black Friday. Conforme relatório do Deco Proteste de 1º de maio a 31 de agosto, o Continente é o supermercado com preços mais baixos para a Black Friday. Depois, faça uma lista com tudo o que realmente quer comprar e reserve um valor para isso. Esqueça os cartões de crédito e faça as suas compras com base apenas no orçamento disponível. 

Ah, e passar pela praça de alimentação do shopping, caso opte pelas compras físicas? Esqueça! A maior parte dos restaurantes também adere às ofertas da Black Friday e faz com que gaste para além do necessário. 

3. Planeie as suas compras com cuidado

Lembra-se da lista que lhe pedimos para fazer ao definir o seu orçamento? Saber tudo o que vai comprar nas promoções de eletrodomésticos na Black Friday é importante para não perder o foco. De acordo com as estatísticas de 2021, os produtos que as pessoas mais procuravam comprar nas ofertas da Black Friday incluíam eletroeletrônicos e eletrodomésticos em lojas como Rádio Popular e Media Markt, por exemplo. Se possível, priorize aquilo que é realmente útil, como utensílios domésticos. Depois, vá para o que é considerado supérfluo. 

Black Friday Portugal
www.pexels.com

4. Não gaste tanto em presentes

Apesar da tentação de aproveitar a Black Friday para presentear a família, cuidado com os gastos. Importa destacar que a data abre as compras da quadra festiva, mas não exagere. 

Se ajudar, faça uma lista das pessoas que quer presentear e o que pretende dar a cada uma delas.

5. Aproveite as ofertas da Black Friday para as compras de Natal

Para quê gastar duas vezes, se pode antecipar as suas compras de Natal com as ofertas de produtos eletrônicos do Media Markt na Black Friday? Aproveite os descontos, principalmente em artigos para a ceia, como alimentação e bebidas.  

6. Fique atento aos catálogos online

Uma ótima forma de poupar na Black Friday é aproveitar os catálogos online disponibilizados pelas lojas. Para preparar o cliente, muitas ainda lançam os catálogos de descontos da Black Friday antecipadamente.  

Viu como é possível poupar na Black Friday 2022? Basta aproveitar as ofertas e descontos, planear os artigos e o orçamento, para além de resistir às tentações de comprar aquilo que, realmente, não precisa.  

Kimbino
As buscas mais frequentes dos outros clientes
manteiga
queijo
ovos
pão
café
chocolate
vinho
cerveja