Criatividade nos embrulhos e um natal sustentável: Algumas ideias para um natal sem excessos

12/12/2019

A época natalina já está aí à porta e é neste momento que as pessoas começam a pensar nas prendas. Sim, é verdade, não parece, mas 2019 já está a chegar ao fim e o mês de Dezembro traz consigo muitas expetativas.

E aqui trazemos dicas para embrulhos criativos e sustentáveis. Sim, temos que pensar também como passamos esta época do ano e sem consumismo excessivo e desperdícios. Para os embrulhos de natal, por exemplo, podemos reutilizar sobras de papel de embrulho, utilizar restos de tecido ou Jornal e revistas. Estas são algumas das ideias criativas e que podem trazer poupança para o vosso natal e também é uma forma de alterar o paradigma do consumismo.

Como podemos ter um natal mais sustentável e original?

1. Embrulhos
2. Compras de natal

Embrulhos

A ideia é bem simples, podemos utilizar materiais que estão ao nosso redor. Uma das formas de embrulho reutilizáveis são: sacos de algodão. Este embrulho pode ser utilizado para o presente e também pode ser reutilizado ao longo do ano para às compras, para armazenar cosméticos, mercearias ou até roupa e joalharia. Outro tipo de embrulho, por exemplo, como já foi dito anteriormente, podemos utilizar aquele jornal ou revista que estava há muito tempo esquecido no canto da casa. Quer aprender a fazer um belo saco de embrulho? então, e como começar?

Primeiro, tenha em mãos duas folhas de jornal e ponha uma sobre a outra; Depois corte um retângulo de 40,5 cm x 21 cm e cole um sobre o outro (preferência para cortar uma região sem dobras, ou tente encaixar as dobras já existentes nas regiões que serão marcadas no passo 3); Em seguida, com a ajuda de um lápis e uma régua, meça e dobre a folha conforme a imagem abaixo;

Depois, você pode colar dois pedaços de cartolina de 11 cm x 2,5 cm nos dois maiores retângulos marcados (abaixo da marca de 3 cm) para obter um maior apoio, depois passe cola por todo o comprimento dobrado com 3 cm e cole; passe cola na parte exterior do lado com 1,5 cm e cole no lado inferior que mede 11,5 cm, ao fechar a caixa; Por último, será a parte, que mede 5 cm, que será o fundo da sacola e você pode fechar e colar como uma embalagem de presentes. Dobre para dentro os cantos menores, deixando os retângulos maiores em formato de trapézio. Então passe cola e feche o fundo da sacola; Para um maior apoio, você pode colar um pedaço de cartolina no fundo, no interior do saco. Para finalizar, faça dois furo na parte superior do saco e passe um cordão pelos furos e dê um nó. Sua primeira sacola de natal sustentável já estará pronta. Outras ideias também incluem a utilização de um folheto que tenha em casa. Sempre recebemos diariamente um número significativo de folhetos nas lojas, na rua, nos mercados ou até de lojas online. Eles podem ser úteis para os seus embrulhos de natal. E quanto mais colorido, mais bonito ficará. Propomos-lhe o desafio de fazer o seu melhor embrulho com estes materiais simples. Vamos alterar a lógica de consumismo para uma de sustentabilidade e reutilização com materiais que temos ao nosso redor.

Compras de natal

Outra dica para um natal sustentável é primeiro presentear as pessoas com experiências, como um jantar, aventuras ou desportos, por exemplo. Estas são as prendas que marcam mais e trazem diferença para a vida daqueles que são importantes para si. E se for fazer compras de produtos, compre de forma consciente, dê preferência à produtos locais e/ou nacionais, compre produtos artesanais ou de fabricação própria, promova o consumo sustentável e Alerta-se para o consumo excessivo e a necessidade de um planeamento cuidado dos gastos de natal.

Elabore um orçamento mensal e anote os rendimentos – provenientes dos membros do agregado familiar, despesas natalícias: planeamento dos gastos com presentes, alimentação, decoração e eventos sociais desta época. Evite compras de última hora e impulsivas que não dê para comprar preços e opções. Depois faça a subtração dos rendimentos e despesas. O resultado será o saldo do orçamento familiar de Natal. 

Consulte folhetos num único lugar
Kimbino

Em suma, estas dicas ajudam a poupar dinheiro e planear o que comprar antes de enfrentar as lojas é algo muito importante. Depois de seguir estes passos, o seu natal será mais original e sustentável. Aproveitem as festas!

Folhetos atuais

Comentar