Black Friday à volta do mundo

04/11/2019

A Black Friday é uma tradição norte-americana que é celebrada logo a seguir ao Dia de Ação de Graças, na última sexta-feira do mês de novembro. Este evento que foi adotado em todo o mundo por milhares de lojas permite grandes descontos e poupanças.

Apesar de milhões de pessoas em vários países desde os Estados Unidos, Brasil, Europa, Japão e muitos outros encherem as superfícies comerciais neste dia para fazer as compras de Natal, muitas vezes os descontos não são reais. As lojas publicitam produtos com elevado desconto mas quando os clientes vão à loja apenas existe uma ou duas unidades. Esteja sempre atento e pesquise antecipadamente para que não seja enganado.

1. Black Friday na Europa e no Brasil
2. Black Friday em Portugal

Black Friday na Europa e no Brasil

Na Europa, o Reino Unido comemora a data ainda há poucos anos, tendo começado num supermercado pertencente a uma cadeia norte-americana, no entanto devido ao grande sucesso, nos anos seguintes, as outras empresas adotaram a mesma estratégia.

No Brasil, a primeira Black Friday foi em 2010 e apenas online, com mais de 50 lojas a aderir. Mais tarde, em 2013 já este país bateu recordes de vendas com milhões de reais a serem faturados online. Os produtos preferidos foram televisores e smartphones, estes últimos com desconto de 16% e os televisores de 19%.

Black Friday em Portugal

Em Portugal, a Black Friday veio para ficar com o consumidor a comprar em média 3,2 produtos e gastar 216€ em lojas físicas e online.

Em 2018, segundo a plataforma Black-Friday.Global em Portugal, as vendas aumentaram 792% em relação a um dia normal, valores ainda abaixo da Alemanha com mais de 2418% e da Áustria com mais de 3000%.

A atividade de compras online em Portugal atinge o pico logo no início da noite, por volta da meia noite com as primeiras ofertas Black Friday, e logo depois ao inicio da manhã, sendo o resto do dia estável. Se procura produtos a preços reduzidos veja antecipadamente a campanha Black Friday Kimbino com todas as lojas que estarão em promoções.

Em países como a Grécia, Turquia, Finlândia ou Singapura são muitas as compras logo após a meia noite o que mostra o quanto os residentes anseiam por esta data.

Os portugueses têm, em média, segundo a plataforma  Black-Friday.Global  expetativas de obter 57% de desconto, enquanto em países como a Grécia, Peru ou Bielorrússia essas expetativas sobem para os 62%, apesar de as lojas desses países não corresponderem às expetativas.

Ao contrário de outros países, os portugueses preparam antecipadamente as compras de Black Friday, uma vez que 43% indica que já sabe o que vai comprar.

Na Black Friday Portugal as compras são maioritariamente vestuário, calçado, cosméticos, perfumes e produtos eletrónicos.

Tanto online como em lojas físicas, os portugueses planeiam gastar cerca de 177€. Este valor é elevado face ao Brasil (72€), Rússia (120€) ou Turquia (71€). Mas ainda reduzido quando comparado com os Estados Unidos (429€), Canadá (381€) ou Reino Unido.

Os portugueses utilizam nas suas compras Black Friday essencialmente o smartphone (65%) e depois o portátil (31,6%).

Não perca este ano as fantásticas promoções Black Friday com toda a informação no site Kimbino.

Folhetos atuais

Comentar